O MVRDV e a Orange Architects estão colaborando no projeto NUVO, um novo complexo de uso misto que será construído na capital da Ucrânia. A equipe de arquitetos revelou o design de três dos edifícios que farão parte do projeto. Comissionado pela Kovalska, o projeto está sendo retomado após ser interrompido devido à guerra na Ucrânia. As duas empresas estão trabalhando juntas para aprimorar o plano diretor que foi iniciado pela APA Wojcehowski Architects.
O distrito de uso misto é composto por cinco edifícios, conectados por espaços públicos com o objetivo de criar um senso de comunidade. O programa combina um parque empresarial com unidades residenciais e instalações culturais. A MVRDV é responsável pelo design de dois dos cinco edifícios, que juntos oferecerão mais de 42.000 metros quadrados de espaço de escritório. A Orange Architects contribuiu com o design de um edifício de 36.000 metros quadrados apresentando um programa diversificado.
Os dois edifícios da MVRDV foram projetadas para oferecer um espaço altamente adaptável para uma cultura de escritório em constante mudança. O edifício maior, composto por uma torre de 18 andares e um plano de piso em forma de L conectado a uma praça central, busca proporcionar flexibilidade. O átrio escalonado do prédio traz luz para o canto do edifício e fortalece sua conexão com o espaço público. A imagem escalonada é também refletida na linha do telhado, definida por uma série em cascata de terraços externos verdes. Um edifício menor de 11 andares está localizado no noroeste do terreno, caracterizado por terraços envolventes e escadas externas que maximizam as conexões entre os andares.
Ambos os edifícios são projetados para serem altamente adaptáveis, permitindo que eles mudem de função de acordo com as necessidades do bairro. O edifício menor e compacto pode abrigar escritórios, um hotel, estabelecimentos comerciais ou até mesmo unidades residenciais, devido à provisão de partes desmontáveis. A mesma flexibilidade define as plantas do edifício de escritórios maior, garantindo a resiliência do desenvolvimento a longo prazo.
Ao criar espaços flexíveis e desmontáveis, projetamos espaços que podem responder mais facilmente às necessidades em constante mudança da sociedade e ajudar a amenizar a incerteza causada pelo conflito em curso. Trabalhadores de todos os tipos terão acesso a escritórios de alta qualidade, enquanto áreas comuns, incluindo coberturas verdes, permitem que novas conexões sejam criadas, proporcionando novas perspectivas desta cidade vital. - Jacob van Rijs, sócio-fundador da MVRDV
Projetado pela Orange Architects, o terceiro edifício apresenta um programa diversificado, incluindo um centro de mobilidade para carros e bicicletas compartilhados nos níveis inferiores, espaços de escritório flexíveis e instalações culturais e comerciais. Nos andares superiores, unidades hoteleiras e residenciais complementam a oferta, com amplos espaços coletivos internos e externos planejados para elevar a qualidade de vida de seus moradores.
A Orange Architects já está trabalhando na Ucrânia desde 2003, quando nos juntamos ao workshop "Ambulância Arquitetônica" em Kharkiv. O projeto NUVO, que começou antes da invasão em grande escala da Rússia, despertou nossa criatividade, dadas as altas ambições de sustentabilidade da Kovalska e o uso inventivo de materiais. Agora, vemos o projeto como um exemplo positivo para a reconstrução da Ucrânia, com estruturas adaptáveis e espaços compartilhados que podem ajudar a criar novas comunidades sustentáveis para o futuro. - Jeroen Schipper, sócio-fundador da Orange Architects
Recentemente, a MVRDV iniciou a construção de La Serre, um projeto que valoriza a biodiversidade no distrito ecológico ZAC Léon Blum, em Issy-les-Moulineaux, nos arredores de Paris. O escritório também anunciou uma colaboração com o Space Encounters para o design de uma torre residencial de 22 andares em Sluisbuurt, Amsterdã. Da mesma forma, a Orange Architects concluiu o Edifício Residencial Jonas, um conceito inovador de habitação em Amsterdã, e o Complexo S-West, um projeto localizado no coração de Strijp-S, ao norte do centro de Eindhoven.